terça-feira, novembro 21, 2006

"Cão Como Nós"
17/11/2006



. Bau

Dia de Seminário. Tudo me indica que não seria a melhor altura para me debruçar numa recordação, que embora não exista só nessa forma, já se afigura algo distante, e dado o calendário, descontextualizada, mas esquecendo um pouco isso fica o vazio deixado por algo que perdeu a definição com o tempo, e que por isso às vezes me esqueço de o relembrar como motivo.
Hoje pendurado no meu quadro de lembranças, ou de anti- esquecimento, sem precisar de lá estar, está o meu mais próximo cão Bau que a doença e o meu descuido levaram, e não a sua idade.
Quadrúpede de presença humana... relembro com paixão episódios menos caninos deste companheiro, que tanto fazem jus ao meu respeito e adoração por este cão.
Epanheul Breton por mero acaso…sem muita justiça, e com malandrice, pedi ao meu avô para olhar por ele, enquanto permanecessem fora, tomando-o em definitivo para mim, e então, julgando este ser de bom tom, tomou o meu modo de estar como seu, a jeito de agradecimento, sem muitas opções para o fazer, mal sabendo ser o melhor que me poderia dar.
Pois no seu modo calmo, passivo e conformista, tal como eu era, e julgo ainda ser, o Bau fugia à sua regra quando em época de namoro canino, trazia a sua conquista, ironicamente, e como eu própria observava quase sempre certa, para a porta de casa, defendendo-a dos outros já depostos conquistadores, persistentes porém, que teimavam em perseguir a menina.
Recordo com saudade a sua fidelidade e postura tão elegante, não que fosse obediência, pois era por instinto que o fazia, ao acompanhar-nos sem corrente para todo o lado, tal como um boomerang, e a sua por ventura indisciplina sempre, mas sempre justificada.
Sentado à porta do prédio da minha antiga casa, Bau dava azo à sua convicção de que toda aquela área circundante lhe pertencia, guardando-a incansavelmente, e quando considerava isto suficiente, batia à porta de casa mais espertinamente que uma criança em idade de descobrir os porquês.
De olhar meigo, pacífico, e assustadoramente consciente, que trazia implícita sabedoria, observava-nos do seu sofá sempre com carinho, passa-se-se o que se passa-se.
Deliciava-me olhá-lo, e encontrava nele o motivo de compaixão pelo que me rodeava, um pouco a jeito de quem vai à missa.
Encontrava nele um irmão, não só pela afeição a este que a minha mãe tinha, mas também, como já referi, por ser um meu reflexo.
Tudo submerge à última cena que com maior intensidade se impõe, talvez pela minha maneira pessimista, num fim de tarde de Maio, em 2003, entro em casa vinda da escola e encontro num sono profundo e rendido, mas pouco pacífico, este paradigma do amor e do admirável modo de estar em vida.
. Filhos do Bau (Março 2002)




. Recente ninhada de netos

6 comentários:

Anónimo disse...

mais uma vez impelido,
só posso citar a seguinte frase de alguém que não sei quem:

"quanto mais conheço as pessoas,
mais gosto dos animais!"

mas vá lá que ainda há quem escape.

os mais sinceros cumprimentos!

Anónimo disse...

Que bonito!

Anónimo disse...

Quase não conseguia ler o tua tão real e verdadeira lembrança do nosso querido Bau, pois as lágrimas
por várias vezes mo impediram. O teu texto põe em evidência que a ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, e sem dúvida que o nosso Bau foi e sempre será uma grande paixão nas nossas vidas.

Rodrigo disse...

Li e gostei muito do livro do Manuel Alegre.

Felizmente tens a sorte de ter a vida e companhia da herança de bau.

Cumps

Anónimo disse...

A aquisição de um amigo leal e constante não é difícil, quando o buscamos na raça animal dos cães.

j.lip's disse...

Gostei do nome Bau :D
e gostei muitos dos caezinhos...jeje