domingo, janeiro 29, 2006


Lenda da Nossa Senhora da Nazaré
Acrilico s/tela
Março 2002

A propósito de um mês a quatro pernas (duas de alumínio) , fugi da tradicional pintura caneta sobre gesso, e descobri o meu hobbie agora prioritário ao simples prazer de nada fazer, que constituiu para mim um "milagre", para o qual juro não ter pedido ajuda à santa, pois devo acrescentar que acreditava não ter uma única veia inclinada para este lado.
Como me encontrava pouco crente, e desanimada com a minhas dores carnais, fiz descer à terra Nossa Senhora, tomando a pele de uma mera "Mulher da Praia", a qual chora pela desventuras de seu marido no mar, como é tão marcante na história piscatória da Nazaré.
Depois foco-me no que realmente desperta curiosidade, e faço aparecer duas patas de cavalo, onde uma salva a outra de cair sobre as alturas atrás de um veado que seria o demónio, tal como reza a história, e para a qual D.Fuas Roupinho também rezou para que se transformasse em milagre, não em Lenda.

Valeu o 3º prémio no Concurso Literário, Artístico e Multimédia Antiguidade da Sagrada Imagem da Nossa Senhoa da Nazaré, promovido em 2002 pelo Arquivo Histórico da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns !

Costuma dizer-se que a qualidade de um autor se observa na forma como inicia e conclui seus textos.

Vai em frente!
Bj
Cardoso da Silva