quinta-feira, outubro 26, 2006

"The theme of the House"
O tema da casa

As Quatro Estações No exercício 1, tentei expor a pertinência de se usar o Feng Shui numa casa, seja no oriente ou no ocidente, assim como o apliquei na organização interior hipotética da casa em desenvolvimento, descrevendo alguns itens por escrito.
Agora, pede-se que encontremos um conceito para o desenvolvimento da casa em si, e que o transforme-mos no ideograma que irá ser o berço da feitura do projecto. Aqui também respondo com algo ligado ao Feng Shui, embora o conceito em si “As quatro Estações” pudesse ser desenvolvido sem qualquer teoria de apoio, pois é sempre um desafio transformar em espaço o estéreotipo dos quatro climas que se nos impõem ao logo do ano.
Ligando esta tarefa ao Feng Shui, as 4 Estações aparecem ligadas aos 5 elementos que são gerados através da combinação do Yin Yang de acordo com a predominância de uma ou de outra destas forças. Estas energias, ao circularem pelos planos celestiais e terrenos, permitem o equilíbrio das estações do ano nos ses ciclos naturais, imprescindíveis ao crescimento e desenvolvimento de todos os seres vivos no planeta. Para tanto, existem duas leis responsáveis por esta estabilidade que impede que ocorram excessos ou a falta destas energias. São denominadas de Leis da Criação e de Dominação.
O elemento Fogo é gerado pela madeira, como vemos numa fogueira. Ao terminarem as suas chamas, restam apenas as cinzas que alimentam o elemento terra. Esta, por sua vez, alimenta as plantas e árvores, que são o elemento madeira. Este é o ciclo de Criação ou de Geração do 5 Elementos. Será esta ordem que utilizarei na disposição e sequência dos espaços na minha casa, coincidindo esta com a orem natural das 4 estações.

1. Primavera- Madeira- trapezóide
2. Verão- Fogo- triangular
3. Outono-Metal- arredondada
4. Inverno- Água- sinuosa
Será esta a disposição da casa por níveis: crescente e em seguida decrescente, voltando ao início –Primavera. Assim como a sequencia dos espaços, o diagrama é uma junção das formas que correspondem a cada elemento, assim como se localizam nos pontos cardeais correspondentes: Primavera a Este, verão a Sul, Outono a Oeste, e Inverno a Norte.





Este trabalho valeu 16 valores.

Sem comentários: