terça-feira, abril 25, 2006



Astenia Social

É chegada a hora em que a balança pesa mais na alma do que sente o peso do nosso corpo.
É chegada a hora em que se experimenta os sintomas da depressão numa espécie de castigo de deus aos que gozam de pouca empatia. É isto a Astenia Primaveril em que o corpo não pesa na balança, mas pesa no passo. A Natureza castiga os que acreditam que apenas existe a primavera acrescentando-lhe sofrimento. Ora a Astenia no Verão é outra…Oh pertinência que te desconheço… e te ignoro.
Estava em 2003 e pensava em exibir os meus pelos das pernas como quem exibe um troféu, levar os meus ideais ainda tão pouco consistentes para a ribalta. Mas qual quê. Cair em insegurança e render-me à estética em voga é bem mais fácil. Assim como é fácil olhar de lado para alguém com o corpo ideal, e desejar ter o nosso igual! Mas porquê?
Quando tinha 12 anos comprei umas botas de cano alto de cunha… e cortei-a, porque o mundo de quem vive da industria do calçado não considerava a hipótese de haver quem não quisesse viver em bicos de pés.

O mundo emancipou a Mulher mas não emancipou a sua imagem.

Aos 12 anos não usava óculos de sol porque acreditava que se via uma imagem ilusória do dia. Hoje rendi-me. Como me rendi a tudo. Talvez a culpa seja dos óculos escuros.
Prometo ao meu ego que exibirei os meus kilos a mais com orgulho de quem não se rende a estereótipos sociais nem às futilidades a mais, pois a verdadeira imagem de alguém esta na energia que transmite, e dá.
Há quem diga que a imagem é um bom cartão de visita…só se for para esta ser recreio nas horas vagas ou para arranjar alguém que se sinta futilmente orgulhoso de nós.
Tenho a certeza que se canalizassem as energias para se fabricar uma máquina do tempo e voltassem ao Renascimento, o qual é recordado pelas madonas tão bem alimentadas que aparecem nos frescos de Miguel Ângelo, todos viveriam bem mais integrados. Entristece-me ver que houve uma regressão nos valores. Quem sabe se no século XII não tinham dificuldade em engordar? Bom, mas uma pessoa bem nutrida é sempre sinal de uma família abastada, e de um casamento pomissor…Dir-se-ia naquele tempo.
Talvez se comecem a lembrar que por trás de uma aparência esbelta estão muitas vezes problemas de espirito nervoso…mas o que interessa? Apalpar a estrutura óssea é algo excitante…embora nunca tenha visto considerar que uma vaca magra estava boa para ir para o prato. Gordura será formosura…que remédio

Um abraço a Fernando Botero...e a Paula Rego, pois deve-se tirar o Modelo pela maioria. Não farei o buço tão depressa.

4 comentários:

Anónimo disse...

Viva Abril !
Viva o 25 de Abril,... ainda que o essencial esteja por fazer!
...ganharam-se as liberdades individuais, os direitos de cidadania!
... mas estão por assumir as responsabilidades individuais e cumprir os deveres de cidadania !
A parte mais dificil está por aí esperando que lhe peguem...

Anónimo disse...

Pois é...não funciona como nós queriamos...Também o amor não obedece à razão.
Ninguem ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário, simpáticos e não fumadores teriam uma fila de pretendentes à porta.
Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro nos dá...e também, pasme-se...pelo tormento que provoca.

Rodrigo disse...

Adorei o post... quase que o lia outra vez, Lia. :)

Então a nota final está suberba... lolada!

Eu concordo ctg...

Eu também já senti isso muita vez, e muita vez padeci de astenia social também. Para mim é um pau de dois bicos... pois quero fazer as duas coisas. Até consigo compreender o fraco lado da ilusão social... pois somos mais bem aceites entre ela e todos somos um pouco vaidosos... é a nossa infeliz naturesza. Assim sendo, vou cedendo... mas mantendo alguns dos princípios; a informalidade... e deixa estar que também não faço os pelos das pernas quando chega a praia :)

Jinhos!
Adorei o post!

Rodrigo disse...

E volto a dizer que não gosto deste necessário aproval... :(