quarta-feira, dezembro 02, 2009

o Meu Estado: Vazio.
em minha defesa destaco a noção de niilismo frequentemente associada a este conceito, que mais não será, do que a descrença generalizada que conduz à falta de acção. Este seria para Nietzche, uma consequência do pensamento lógico e estaria relacionado com vontade de veracidade que conduziria à destruição das certezas sobre as quais ela se desenvolve. nada. não pensar, não agir.
Ainda que se digam ateus, apontam a dedo a quem ao nada se rende, fazendo da sua alienação uma ponte com o cristianismo, em que o vazio é associado ao caos, à ausência, à vaidade...que em ultima análise levam ao caos, a que se quer escapar.
Mas para quê? descansem, até o acaso pode ser representado por equações.

2 comentários:

PédeVento disse...

As cenas de nossa vida são como imagens num mosaico tosco e vistas de perto, não produzem grande efeito, por isso devem ser vistas à distância para ser possível discernir nelas a sua beleza.

Assim, conquistar algo que desejamos significa descobrir quão vazio e inútil este algo é; estamos sempre vivendo na expectativa de viver coisas melhores, enquanto, ao mesmo tempo nos arrependemos e desejamos aquilo que pertence ao passado.

Aceitamos o presente como algo que é apenas temporário e o consideramos como um meio para atingir os nossos objectivos no futuro.

Deste modo, se olharmos para trás perceberemos que vivemos como que provisoriamente e que aquilo que deixamos passar despercebido e sem proveito, eram precisamente momentos das nossas vidas que não foram bem vividos.

Então pode-se dizer que o homem, regra geral, é enganado pela esperança até dançar nos braços da morte!

Green disse...

Coloquei o meu blogue privado, por motivos pessoais, mas gostava que continuasses a passar por lá. Como não tenho o teu email para te convidar, deixo o meu, e se quiseres manda-me email, que eu envio um convite. leilaipr@gmail.com

Beijinhos